Serviços

As tubulações e conexões PEAD podem ser unidas de duas formas básicas: através de juntas soldadas (fixas) ou mecânicas (desmotáveis). A solda consiste em submeter o material a uma determinada temperatura por tempo suficiente para que entre em fusão. A seguir, unem-se as superfícies sob certa pressão, ocasionando a interação das massas fundidas que, após resfriadas, formam um corpo único que mantém as mesmas propriedades e características do material original.

As Conexões e juntas soldadas podem ser dos seguintes tipos:

Solda de topo

é o tipo mais comum de soldagem, sendo aplicada principalmente em tubos e conexões a partir de 63 mm de diâmetro. Para a sua execução é necessário um equipamento constituído de máquina de solda, placa de aquecimento, faceador e acessórios.


Solda de SELA

É muito utilizada para criar derivações, ramais e tês de redução para tubos de 63 a 630 mm. Esse tipo de solda é rápido de executar e bastante seguro.


Solda SOQUETE

São utilizadas conexões injetadas de pequenos diâmetros (até 63 mm). Nesse método, a extremidade externa do tubo e interna da peça são aquecidas até uma temperatura determinada e então o tubo é introduzido na peça. É a forma mais prática de soldagem, podendo ser feita manualmente para tubos até 63 mm.


Solda por ELETROFUSÃO

Pode ser aplicada para tubos de DE 20 a 315 e com SDR ≤ 17. Alguns fabricantes já oferecem conexões com diâmetros maiores. Estas conexões são normalmente importadas.É muito empregada em tubulações de gás, em especial em diâmetros até DE 125mm, e seu uso vem crescendo, pois seu custo proporcionalmente vem diminuindo, tornando-se competitivas. Apresenta grande segurança e facilidade de execução. Este tipo de solda emprega uma conexão provida de uma bolsa, que possuem uma resistência elétrica espiralada, normalmente inserida no corpo da peça, cujas extremidades são conectadas a terminais que se localizam na parte externa da peça e que, quando submetidas a determinada descarga elétrica de intensidade e tempo controlados, geram calor a fim de possibilitar a solda da peça ao tubo, formando um corpo único.


Galeria de Fotos

Clique nas imagens para ampliar